quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EFACECLUB PRESENTS “TV ARTPONTO VÍDEOS” - LÍBANO CALIL




PRESENTS



“TV ARTPONTO VÍDEOS”


Publicado em 04/05/2013
PHILIPPE WOUWERMANS
Oeuvres
chez Moyreau
Paris
1737-1762

Jean Moyreau
Trabalhou nas famosas gravuras dos quadros de Wouwermans
De 1737 a 1762


Pois bem! Conta-nos Procutórun Demasiadum que após um incêndio que destruiu uma Mansão, num bairro nobre na cidade de São Paulo, alguém soube que ali estava guardado um enorme acervo de gravuras raras, trazido ao Brasil na época da Segunda Guerra Mundial.
O fato foi esquecido, sabe-se lá o motivo. Pode-se supor que a família do imigrante preferiu a discrição.
Estudantes da Universidade de Belas Artes de São Paulo, nos anos oitenta, souberam do acontecido. A história contada soou com uma lenda, mas a curiosidade não permitiu que a ignorassem, arrumaram o equipamento e foram investigar a suposta localidade.
Algum tempo levou até encontrarem o sítio onde restavam apenas ruínas da moradia. Devidamente autorizados, passaram então semanas vasculhando os escombros e as cinzas.
Acabaram por encontrar as gravuras, soterradas sob toda uma montoeira de cinzas restos de madeira pedaços de vidro, etc. dentro de uma caixa de carvalho, que já tinha uma boa parte dela destruída. Ao abri-la deram-se conta do achado.
É verdade que alguns momentos antes, tinham perdido as esperanças de salvar alguma preciosidade. Mas o destino lhes reservou surpreendentemente essas gravuras de Jean Moyreau, que foram preservadas, até hoje, tal qual o estado em que as acharam.
Agora a GRAVURAS ANTIGAS GALERY, vem mui honrosamente apresentar-lhes, o que restou do referido acervo
com todo seu belo e a emoção da história contada aos que sabem como apreciar as verdadeiras e originais gravuras baseadas nos quadros de Philippe Wouwermans, autor holandês do período Barroco,
torcendo para que o destino, novamente invocado, agora mais generoso, trate de preservá-las para a eternidade.
www.tvartponto.com

A REVISTA É UM ÓRGÃO DA
______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah