quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bruce unhappy with Attwell display presents "THE ILLUSTRATED LONDON NEWS AND THE OLD BRAZIL" - LÍBANO CALIL





apresenta o

vídeo de

Líbano Montesanti Calil Atallah

"THE ILLUSTRATED LONDON NEWS AND THE OLD BRAZIL"

Publicado em 08/05/2013
O jornal The Ilustrated London News, foi fundado em 1842 por Herbert Ingram.
A base de sua proposta, conforme outras publicações já haviam experimentado, era inundar o jornal com imagens xilografadas, pois os seus leitores eram pessoas simples da camada operaria e o consumiriam com mais facilidade.
O preço era baixo e facilitava o acesso do leitor de baixa renda, mas não era dificil acreditar que pessoas mais abastadas também liam e se divertiam com as ilustrações de autores como John Gilbert, Birkin Foster, e George Cruikshank, entre os primeiros, e W. J. Linton, Ebenezer Landells e George Thomas, entre os segundos.
Douglas Jerrold, Richard Garnett e Shirley Brooks
Outros ilustradores, fotógrafos e artistas que contribuíram para o jornal foram Mabel Lucie Attwell, E. H. Shepard, Kate Greenaway, W. Heath Robinson e seu irmão Charles Robinson, George E. Studdy, David Wright, Melton Prior, William Simpson, Frederic Villiers, Edmund Blampied, Frank Reynolds, Lawson Wood, H. M. Bateman, Bruce Bairnsfather, C. E. Turner, R. Caton Woodville, A. Forestier, Fortunino Matania, Christina Broom e Louis Wain.
Particularmente, nós frisamos o desenista Chales Laplante e o xilografo Edouard Riou, que gozavam de todo o conceito e prestígio naquela época.
O semanário de Ingram realmente bombou, chegava a vender 300000 exemplares.

As ilustrações sobre o Brasil eram conseguidas com os jornalistas viajantes que custavam caro e tinham todas as dificuldades para acessar as regiões retratadas. São raras no comércio bibliográfico europeu. Mais ainda no Brasil.
Foram publicadas dentro do texto do jornal o que colabora para os mais exigentes colecionadores não se interessarem. Salientamos que é puro preconceito, pois as mesmas xilos são realmente curiosas e nos remetem direto a aquela época para apreciarmos, tal qual o vivente do próprio século XIX.

Essa coleção exposta está a sua disposição, é uma suíte curiosíssima, colorida com aquarela, em bom estado, apenas algumas se apresentam fungadas e você pode solicitar informação suplementares pelo link entre em contato conosco.


A REVISTA É UM ÓRGÃO DA
______________________________________________________
______________________________________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah