quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

vc repórter: manifestantes protestam contra usinas nucleares em SP - LÍBANO CALIL ATALLAH

vc repórter: manifestantes protestam contra usinas nucleares em SP

A cidade de São Paulo foi palco no último domingo de um protesto contra usinas nucleares. Ambientalistas e simpatizantes à causa pintaram o rosto e levaram cartazes ao vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp) pela manhã.
O evento foi organizado pela ONG internacional Greenpeace com a intenção de formar "uma corrente humana contra a expansão do uso de energia nuclear no país". A data escolhida para a manifestação foi simbólica: um ano do acidente nuclear de Fukushima, no Japão.
Entre as mensagens levantadas pelos ambientalistas estava pedidos para que a chanceler alemã Angela Merkel bloqueie o financiamento de empresas de reatores nucleares em outros países.
Segundo o Greenpeace, os protestos ocorreram em Angra dos Reis - onde já existem duas usinas nucleares -, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Braspilia, João Pessoa, Recife e Caetité -cidade que abriga a única mina de urânio do País.
No Rio, o evento contou com a participação de membros do Partido Verde e reuniu cerca de cem manifestantes em Ipanema, na zona sul. O grupo está reunindo assinaturas para um projeto de lei, a ser apresentado ao Congresso, que pede o fechamento das usinas nucleares Angra 1 e 2, a suspensão das obras de Angra 3 e a desistência das usinas programadas para serem criadas no Nordeste.
O internauta Líbano Calil, de Arujá (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.